quinta-feira, 22 de julho de 2010

Nos contornos da feminilidade...





(...)

"A auto-afirmação é conseguida através do comportamento yang: exigente, agressivo, competitivo, expansivo, e - no tocante ao comportamento humano - através do pensamento linear, analítico. A integração é proporcionada pelo comportamento yin: receptivo, cooperativo, intuitivo e consciente do meio ambiente. As tendências yin e yang, integrativas e auto-afirmativas, são ambas necessarias à obtenção de relacões sociais e ecológicas harmoniosas.

A auto-afirmação excessiva manifesta-se como poder, controle e dominação de outros pela força; e são esses, de fato, os padrões predominantes em nossa sociedade, características essas do patriarquismo."

(...)

YIN (FEMININO, CONTRÁTIL, CONSERVADOR, RECEPTIVO, COOPERATIVO, INTUITIVO, SINTÉTICO)
YANG (MASCULINO, EXPANSIVO, EXIGENTE, AGRESSIVO, COMPETITIVO, REACIONAL, ANALÍTICO)

"Se atentarmos para a lista de opostos, é fácil ver que nossa sociedade tem favorecido sistematicamente o yang em detrimento do yin - o conhecimento racional prevalece sobre a sabedoria intuitiva, a ciência sobre a religião, a competição sobre a cooperação, a exploração de recursos naturais em vez da conservação, e assim por diante."

(...)

(*trecho do livro: O Ponto de Mutação - Autor: Fritjof Capra)

Na busca por esses contornos femininos perdidos na nossa sociedade, a Cia. As Margaridas iniciará um novo processo de pesquisa que adentrará no feminino, num resgate ao matriarquismo.

Aguardem!

(*Obra de Gustav Klimt, intitulada - Danae)

*texto postado por Sol Bentto

Nenhum comentário:

Postar um comentário