Corpo e Dança
"Dançar é se superar." Nietzsche
A dança envolve a perda de si mesma, e abre para outras possibilidades, desvia o olhar de nós mesmos.
"Eu", produto moral e a dança é o contrário disso. Afastando-nos da prisão do "eu" e abre a si mesmo a experiência real de si.
Devemos dançar com os pés, idéias e palavras.
Se dançar é uma ação política, se dançar é vida, vida é incomodo, movimento, provocação, tempo. Vida é tempo.
Sendo a dança, vida, e vida também é corpo, nosso corpo nada tem a ver com o ideal, o corpo é o inesperado. O Corpo é vivo, tudo que é vivo é contraditório.
Sol Bento (29/08/12)
Ainda em estudos sobre dança
Dança que antecede movimento, movimento que antecede dança?
E neste cognitivo inconsciente ela esta, armazenado em todo o lugar do CORPO - cérebro, pernas, braços, mãos, pés, dedos, pálpebras e etc. O corpo também pensa, o corpo também é pensamento. Podemos dizer então que, a dança é um movimento plástico gerado por um pensamento-corpo no instante em que ela acontece? num fluxo-impulso?
Se a consciência é um processo - quando o movimento dado pelo corpo se transforma em dança, podemos dizer que o mesmo fora produzido conscientemente? transformando-se assim, num movimento plástico?
Se o corpo tem memória, ele também traz consigo as memórias ancestrais?
Existe uma dança particular em cada um, desprendida de técnicas em que o corpo desprende-se do estabelecido, fluindo seus desejos, tornando-os em movimentos. É natural, é inato. Estaria ligado a verdade de cada um.
Dança; expressão do interior, ligação com o sagrado, conhecimento de mundo, trânsito entre o biológico e o cultural.
Corpo-movimento. Corpo-dimensão-cognitiva.
Corpo-fluxo...corpopensamento.
(ainda em estudos sobre dança - livro: UM, DOIS, TRÊS. a dança é o pensamento do corpo. Helena Katz)
Texto - Sol Bento
O que é uma obra de arte?
obra de arte (trabalho artístico ou somente obra) é uma obra criada ou avaliada por sua função artística ao invés de prática. Por função artística se entende a representação dum símbolo, do belo. Apesar de não ter como principal objetivo, uma obra de arte pode ter utilidade prática.
Aqui esta, uma resposta simplória ao que seria uma obra artística.
No entanto, analiso a obra de arte, se é que ela tem de ser analisada, como um encontro, ou a possibilidade dele.
Que encontro seria este?
Não sei, acredito que, cada indivíduo sente o encontro de uma maneira, isso mesmo,sentir porque para a mim, a obra esta no campo do sensorial. Digo isto, até mesmo pelo paladar, acredito que a obra tenha gosto. Ela perpassa pelo corpo físico, espiritual e sensorial.
A experiência com nossos dois espetáculos 'Da Pisada à Toada e Entre Cores e Flores' tem sido muito bem sentida. Nós da Cia. e nossos parceiros, sentimos o espectador.autor se deliciarem com a obra, feito chocolate derretido na boca, e nós também o sentimos, ora amargo, ora bem doce, mas o sentimos.
Deixo aqui, nossos sinceros agradecimentos ao Centro Cultural Eldorado, à Biblioteca Olíria de Campos e ao Centro Cultural Nogueira, aos nossos pequeninos.espectadores, a Vanessa Silva e ao Onga.
Segue abaixo, um pensamento valioso de Flávia Tavares (atriz e pesquisadora) do Coletivo Ambulante (coletivoambulante.blogspot.com), em relação a obra de arte, porque a obra é um encontro com as palavras.
Obra-movimento
a obra de arte é um movimento em direção a alguma coisa
a obra não é uma materialidade
nem um produto
nem um espetáculo
nem um objeto
nem uma coisa apreensível
mas é um movimento em direção a
a uma experiência
a um outro lugar-tempo
a obra é um gesto
tal gesto não se compra
não se vende
não se contempla
não se interpreta
tal gesto se experimenta ou não
se vive ou não
sou atravessado por ele ou não
eu continuo esse gesto ou não
eu me torno parte desse movimento ou não
assim, ou o espectador se torna continuum da obra ou não existe espectador
ou a obra continua no espectador ou não existe obra
obra
movimento em direção ao outro?
movimento em direção a algo que convoca o outro?
obra-vínculo
obra-gesto
movimento-gesto-obra:
duração
intensidade
campo, extensão, alcance
obra de arte, percurso?
(flávia tavares)
Texto - Sol Bento
Obra-movimento
a obra de arte é um movimento em direção a alguma coisa
a obra não é uma materialidade
nem um produto
nem um espetáculo
nem um objeto
nem uma coisa apreensível
mas é um movimento em direção a
a uma experiência
a um outro lugar-tempo
a obra é um gesto
tal gesto não se compra
não se vende
não se contempla
não se interpreta
tal gesto se experimenta ou não
se vive ou não
sou atravessado por ele ou não
eu continuo esse gesto ou não
eu me torno parte desse movimento ou não
assim, ou o espectador se torna continuum da obra ou não existe espectador
ou a obra continua no espectador ou não existe obra
obra
movimento em direção ao outro?
movimento em direção a algo que convoca o outro?
obra-vínculo
obra-gesto
movimento-gesto-obra:
duração
intensidade
campo, extensão, alcance
obra de arte, percurso?
(flávia tavares)
Texto - Sol Bento
a obra não é uma materialidade
nem um produto
nem um espetáculo
nem um objeto
nem uma coisa apreensível
mas é um movimento em direção a
a uma experiência
a um outro lugar-tempo
a obra é um gesto
tal gesto não se compra
não se vende
não se contempla
não se interpreta
tal gesto se experimenta ou não
se vive ou não
sou atravessado por ele ou não
eu continuo esse gesto ou não
eu me torno parte desse movimento ou não
assim, ou o espectador se torna continuum da obra ou não existe espectador
ou a obra continua no espectador ou não existe obra
obra
movimento em direção ao outro?
movimento em direção a algo que convoca o outro?
obra-vínculo
obra-gesto
movimento-gesto-obra:
duração
intensidade
campo, extensão, alcance
obra de arte, percurso?
(flávia tavares)
Texto - Sol Bento
Como a dança se manifesta?
Que dança é essa?
Ancestralidade é tempo?
dança=ancestralidade/ritual/agradecimento
corpo errante= falha/lentidão/fluxo
composição=possibilidades
dança?
desenho?
Como se desenha no espaço?
errância=desorientação/lentidão/corporeidade
reterritorialização=ressignificação
espaço-movimento
TRAVESSIA
Quando Milton Santos fala de corpo errante=corporiedade, relaciona este corpo a orientação, desorientação e reorientação, idéias que podem ser vistas através de noções de territorialização, desterritorialização e reterritorialização.
M. Santos abre a discussão, por uma perspectiva do espaço físico, enquanto nós trazemos mais para a questão identitária - quem somos? de onde viemos?
A dança, dentro da temática da ancestralidade, pode ser vista destes três pontos, a ponto de territorializar quem somos?
A partir destas questões, a Cia. começou uma investigação sobre ancestralidade, dentro de uma temática que vamos chamar de 'cartografia ancestral' - memórias inscritas no corpo. Inicia-se então o processo que culminará no espetáculo "Da Pisada à Toada".
Texto - Sol Bento
Texto - Sol Bento